06 julho, 2011

Jael

,
Juízes 4.5


Seu nome significa “cabra selvagem ou montês.” Casada com Héber, eram queneus, membros de uma tribo nômade.


Jael era decidida e corajosa, não desperdiçou a oportunidade de matar um inimigo do povo de Deus. E provavelmente antes do feito, não lhe passou pela cabeça que um dia seria elogiada pela juíza Débora e pelo comandante do exercito Baraque, nisso vimos que Deus a considerou amiga do povo de Israel.


Israel estava em guerra contra Canaã; onde entra Jael nesta história?  “...Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e havia armado as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.”(juízes 4.11), esse é o inicio de onde vemos a mão de Deus agindo.   Mas tarde quando o exercito dos inimigos estavam sendo derrotados, Sísera, o capitão fugirá para tenda de Jael, e foi neste momento que ela aproveitando a oportunidade, resolveu agir de coragem. E com certeza o, Senhor dirigia cada ação dela naquele momento, pois ela já conhecia os filhos de Deus e também o próprio Deus.  


A atitude de Jael, talvez aparenta ser chocante. Mas Deus nos mostra que ela foi um instrumento usado por Ele para dar vitória a Seus filhos.  É possível que ela só quisesse obter o favor dos israelitas. Mas Débora e Baraque com certeza aprovaram o que ela fez cantando:  Cântico de Débora. (juízes 5.24-27).


Por trás da história de Jael e da morte de Sísera está um Deus que promete nunca abandonar seu povo e que cumpre essa promessa. Quando parecer não haver mais esperança e a vitória quase impossível, lembre-se, Deus está trabalhando, para realizar aquilo que parece impossível.


Como o povo de Israel naquela época, nós por muitas das vezes, fazemos o mesmo, quando as coisas estão bem, por um tempo esquecemos de Deus e seguimos nossas próprias inclinações. Mas quando aperta, corremos para pedir socorro, e que bom que temos um Deus tão misericordioso para assim o fazer.


Jael fez o que fez, porque fazia parte dos planos de Deus, Ele ouvirá seus filhos!  O nosso Deus é maravilhosos mesmo, está sempre pronto a nos atender, mesmo nós não merecendo. E o que temos que fazer? Chamar por Ele!   

0 comentários to “Jael”

Postar um comentário

 

Michelle Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates