19 setembro, 2011

Os Tipos de Temperamentos - Você nasce com ele!

,

                                          

Você sabe o que é certo e o que é errado fazer, mas, ao agir, é incapaz de conseguir se controlar e acaba fazendo o que não desejaria fazer.

O apóstolo Paulo certamente sentia o mesmo quando escreveu Romanos 7:18-20:
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Paulo faz a clara distinção entre si mesmo e a força incontrolável que nele habita, o pecado, a fraqueza natural que herdara de seus pais, como todo ser humano.
Herdamos o temperamento básico dos nossos pais, que é chamado na Bíblia de várias formas: "o indivíduo ingênito", "a carne", "o chefe", "a carne corruptível", "o homem carnal" e outros, e que é o impulso básico de nosso ser tentando satisfazer suas necessidades.

Distinção importante a ser feita entre temperamento, caráter e personalidade:

• Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários.
• Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração". O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações, denominado, às vezes, alma - é composta, esta, por cérebro, emoções e vontade.
• Personalidade - semblante externo de nós mesmos. Freqüentemente uma fachada agradável para um caráter medíocre ou mesmo desprezível, principalmente hoje em dia.

A Bíblia diz: "O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração" e "As fontes da vida têm origem no coração".
Temperamento: características com as quais nascemos.
Caráter: o temperamento "civilizado".
Personalidade: o rosto que mostramos ao próximo.
A hereditariedade do temperamento pode levar à enganosa conclusão de que ele não pode ser mudado. Contudo, isso é possível.

0 comentários to “Os Tipos de Temperamentos - Você nasce com ele!”

Postar um comentário

 

Michelle Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates